Um curto-circuito foi registrado no prédio da Escola Estadual de Ensino Médio de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, deixando os estudantes sem aula e sem energia elétrica. O incidente foi registrado na última sexta-feira (23).
Um vídeo enviado para o jornalismo da Vale do Xingu mostra o exato momento em que está acontecendo o curto-circuito. A fiação por pouco não pega fogo em cima do telhado, enquanto vários estudantes estão fora das salas de aula.
"Tinha gente assustado, tendo crise de ansiedade, como as coisas estavam lá dentro, fomos buscar e pensamos que iria pegar fogo.", relata um estudante.
A unidade de ensino fica em um prédio cedido pela prefeitura de Brasil Novo, já que, segundo os estudantes, o ensino médio não tem uma escola própria funcionando, pois as instalações continuam em construção.
Devido ao problema com a fiação elétrica, os estudantes foram liberados e não teve aula no turno da noite dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nesta segunda-feira (26).
Segundo a direção da escola, os alunos conseguiram sair a tempo e em segurança das salas de aula. O curto-circuito iniciou em um padrão de energia e nos fios que saem do padrão e seguem para os pavilhões.
"Em relação ao conserto do dano, já entramos em contato com a Seduc para a compra de um novo padrão e a avaria deve ser consertada ainda hoje, para que na terça as aulas voltem normalmente", afirma Jorge Bernado, diretor escolar.
O prédio apresenta outros problemas também, segundo os estudantes. Outro registro mostra um alagamento que se formou próximo às salas de aula no turno da noite, onde estudam os alunos da EJA.
Segundo os estudantes, durante uma reunião com representantes da Secretaria de Educação do Estado do Pará, foi informado que a nova Escola Estadual de Ensino Médio de Brasil Novo deve ser entregue no ano de 2025.
Mín. 22° Máx. 39°