Uma operação da Polícia federal (PF) flagrou exploração ilegal de madeira dentro do PDS Esperança, em no município de Anapu, no sudoeste do Pará. A ação aconteceu no último dia 14 de agosto, mas a polícia só liberou agora as imagens da operação.
Segundo a PF, a ação aconteceu na Vicinal Virola Jatobá, que passa dentro do PDS Esperança, área de proteção onde apenas famílias de assentados poderiam ter acesso. Imagens liberadas pela polícia mostram a destruição de equipamentos e veículos utilizados na extração ilegal de madeira.
Conforme a polícia, os criminosos invadem a região à procura de madeira nobre, espécies com alto valor agregado e atraem os exploradores. Entre as espécies alvos dos madeireiros ilegais, estão a Castanheira, espécie protegida pela legislação brasileira.
Ainda segundo a Polícia Federal, a operação contou com apoio de diversos veículos e aeronaves não tripuladas. Três tratores de esteira e dois caminhões carregados de madeira foram inutilizados. A ação reforça os esforços das instituições parceiras no combate aos crimes ambientais, além da Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da operação.
Conhecido mundialmente, o PDS Esperança foi idealizado pela missionária americana Dorothy Stang, assassinada em Anapu, em fevereiro de 2005. A ideia era criar uma área de proteção permanente na floresta, onde famílias de pequenos produtores pudessem viver do extrativismo e seguindo a legislação ambiental, produzir na região. Apesar do projeto ser regulamentado, as invasões para exploração ilegal de madeira são comuns.
Mín. 22° Máx. 40°