Diversos bastões que estavam sendo comercializados no Distrito de Miritituba, em Itaituba, no sudoeste do Pará, foram apreendidos pelas polícias Civil e Militar nesta segunda-feira (12). Os objetos, que traziam palavras de incitação à violência, foram encontrados à venda em um posto de combustível da cidade, gerando grande repercussão nas redes sociais.
Segundo o delegado Pedro Victor de Azevedo, responsável pelo caso, a incitação ao crime não se limita apenas a falas, mas pode ocorrer também por meio de gestos ou escritos, como no caso dos bastões apreendidos. "Esses dizeres gravados nos bastões claramente fazem referência a atos de violência e agressão, frequentemente difundidos", explicou o delegado.
Entre as palavras inscritas nos bastões, estavam termos como "direitos humanos", "respeito", "rivotril" e "motivação", que foram interpretados como incitadores de violência. Durante a operação, os policiais ouviram o gerente do estabelecimento, que afirmou em depoimento que a comercialização desse tipo de material será interrompida.
O proprietário do posto de combustível será intimado para prestar depoimento e colaborar com o prosseguimento das investigações.
Mín. 22° Máx. 39°