O Ministério Público do Pará (MPPA) promove nesta quarta-feira (7), em Altamira, sudoeste do Pará, um Fórum sobre uso descontrolado de agrotóxicos e orienta produtores da região. Utilizados na produção de alimentos como arroz, alface, brócolis, mamãe, repolho e outros, os agrotóxicos são utilizados para combater pragas em monoculturas, além de combater larvas, fungos, carrapatos, e controlam as doenças provocadas por esses vetores.
Dados divulgados por um estudo feito pela USP mostraram que em 2021, o consumo desses produtos no país atingiu 720 mil toneladas, um aumento de quase quatro vezes em relação a 2003, quando o consumo chegou a 183 mil toneladas. Além disso, de acordo com a pesquisa, a quantidade consumida por hectare de área cultivada também aumentou, atingindo 10,9 kg ha-1 em 2021, quase 3,5 vezes mais do que em 2003.
O Brasil é hoje o segundo maior produtor de alimentos do mundo, ficando atrás apenas dos EUA. A safra de 2023/2024 pode chegar a impressionantes 297,54 milhões de toneladas, 7% a menos do que na última temporada. Para produzir tanto assim é preciso investimento, mão-de-obra, e garantia de que esses produtos chegarão à mesa em condições e com uma boa aparência.
Entre essas garantias estão o uso de agrotóxicos, mas o custo pode ser alto quando não há informações sobre como utilizar esses produtos. Entre as ações discutidas durante o fórum, que contou com a participação de vários parceiros, os técnicos apresentaram os tipos de produtos que são utilizados no mercado, os riscos do uso descontrolado e sem proteção, e a necessidade de notificação em caso de intoxicação.
Entre os parceiros do evento, técnicos da Anvisa, Embrapa, Secretaria de Saúde do Pará, Laboratório Central do Pará, com a realização de oficinas e palestras para o público formado por produtores, pesquisadores e comunidade. Além de Altamira, os municípios de Uruará e Medicilândia também irão receber ações dentro da programação do Fórum.
Mín. 22° Máx. 40°