Veronica Preuss é chocolatier, e aproveitou a oportunidade para participar da capacitação ofertada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), referente a preparação para a comercialização internacional dos produtos da região.
Entre os principais atrativos da região está o chocolate, produzido do cacau cultivado na região do Xingu, a empreendedora lançou recentemente um chocolate feito com o jambu e muitos investidores vêm se interessando no sabor e no novo tipo de empreendimento.
"Na verdade, as empresas estão se preparando para a COP 30, não só para a COP30, mas também organizando as nossas empresas, com todos os detalhes que a gente precisa, para uma internacionalização, ou seja, a gente tá preparando os nossos produtos, para as nossas embalagens estarem adequadas, tanto para o comércio interno, quanto para o começo externo.", afirma a Veronica Preuss.
"Sabemos que a COP 30 receberá muita gente do mundo inteiro, então a gente receberá essas pessoas com produtos adequados, com todos eles bem preparados para o recebimento, para oferecer o melhor que a gente tem da amazônia.", complementa a empreendedora.
A oficina foi ministrada pelo analista do Sebrae Roberto Bellucci, da Unidade de Gestão Estratégica. Ele abordou temas sobre adequação dos produtos para serem bem aceitos e consumidos, e mostrar tudo de bom que a Amazônia tem para oferecer.
"Nós estamos fazendo uma série de oficinas agora, para trazer o tema 'internacionalização' para as empresas do Pará. Começamos aqui, no Xingu (Altamira), que já tem uma oportunidade muito boa! Já tem empresas consolidadas e a gente está começando por aqui, nós iremos fazer por praticamente todo o estado."
"A nossa intenção é trazer informação para os empresários que querem importar, e até exportar. A gente precisa começar a pensar que o mercado internacional tem também oportunidades de levar os produtos do Brasil para fora. Nós temos empresas com grande potencial, aqui no nível internacional, então a intenção é que a gente oriente os empresários a terem condições de fazer negócios com compradores internacionais.", explica Bellucci.
"Nossos produtos são muito bons, nossa intenção também é nessa oficina, é que a gente fortaleça a marca 'Amazônia' porque tá na moda, o mundo todo tá falando sobre a amazônia.", afirma Roberto Bellucci.
Inicialmente foram disponibilizadas 30 vagas, mas devido à alta procura, o Sebrae precisou abrir mais vagas, totalizando 40 inscritos em toda a região da Transamazônica e Xingu. Outras oficinas devem ser realizadas ainda este ano.
"O Sebrae está fazendo uma capacitação sobre a internacionalização, a gente tem o objetivo de está informando os clientes que tem interesse, que a gente ver que tem potencial para estar colocando os seus produtos no mercado exterior. Então a gente tem a intenção de está preparando essas empresas na questão de marketing, na questão de logística, na questão de custos, na internacionalização, quanto para exportação, quanto para importação.", finaliza Márcia Carneiro, analista Sebrae.
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