Uma granada que possuia um raio de destruição de 15 a 20 metros, foi desativada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), em Belém, capital do Pará. O artefato foi descoberto na Passagem Isabel com a Travessa Rosa Moreira, no bairro do Telégrafo, na manhã desta quinta-feira (1º).
Segundo a Polícia Militar, o artefato foi encontrado por um homem na Feira do Açaí há 15 dias. O homem, após perceber a gravidade da situação, procurou uma viatura da PM e relatou o ocorrido. Os policiais militares orientaram o morador a deixar a granada no chão e rapidamente isolaram a área, acionando o BOPE para o manejo seguro do artefato.
O BOPE, ao confirmar a presença do artefato explosivo, isolou o quarteirão para evitar qualquer incidente. Técnicos explosivistas realizaram uma inspeção com raio-x e constataram que, embora a parte externa da granada apresentasse deficiências, o mecanismo de deflagração interno estava ativo.
O Tenente-Coronel Freitas, comandante do 1º Batalhão de PM, ressaltou em entrevista à imprensa que qualquer sensibilidade poderia causar uma explosão. A origem do artefato e como ele chegou à Feira do Açaí ainda são desconhecidos. Felizmente, não houve feridos.