O Governo Federal divulgou o edital para o novo concurso do Banco da Amazônia, onde serão disponibilizadas mais 50 vagas para início imediato, e mais 400 para cadastro reserva. As inscrições ficarão abertas entre os dias 2 e 26 de agosto, pelo site da Fundação Cesgranrio; as provas serão aplicadas no dia 20 de outubro.
As oportunidades são para cargos de técnico bancário, que requer o ensino médio, e técnico científico de Tecnologia da Informação, que exige o nível superior. A remuneração poderá chegar até R$ 4 mil. Além do salário, o Banco da Amazônia oferece vale-transporte, auxílio-creche, auxílio-alimentação, plano de saúde, programa de educação e capacitação, entre outros benefícios.
O concurso ainda prevê a reserva de 20% de vagas para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. A seleção terá as seguintes fases: avaliação de conhecimentos mediante a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
Avaliação biopsicossocial dos(as) candidatos(as) que se declararam com deficiência e procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras; procedimentos admissionais e perícia médica, de caráter eliminatório.
O site para realizar a inscrição é o cesgranrio.org.br. Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa. As provas estão previstas para acontecer no dia 20 de outubro, e no estado do Pará serão realizadas em Belém e Santarém. O último concurso da estatal foi realizado em 2022, e contou com 219 vagas imediatas.