A organização da ExpoSonho responsável pelo evento "Rainha do Rodeio" disse em nota que "repudia os atos de violência envolvendo disparos de arma de fogo e que está colaborando com as autoridades competentes para elucidação dos acontecimentos.".
A organização também informou que "quanto à votação e escolha da rainha, a comissão sempre se comprometeu com um processo justo, ético e transparente, que vai disponibilizar aos interessados as fichas de votação originais para conferência do resultado".
Sobre o fato de uma pessoa entrar armada em um evento com a presença de crianças, os organizadores informaram que o concurso contava com a presença de seguranças na entrada do local fazendo a revista dos participantes. No último final de semana, uma morte foi registrada após a divulgação do resultado do concurso.
Sebastião dos Reis Francisco, de 42 anos, morreu durante uma confusão após o concurso de beleza no distrito de Castelo de Sonhos, em Altamira, no sudoeste do Pará. Ele não teria concordado com a colocação obtida pela filha. O caso foi registrado na madrugada do último domingo (28).
A Polícia Civil informou por meio de nota que "o suspeito de tentativa de homicídio contra agente público morreu no hospital onde estava custodiado. Um homem também ficou ferido, passou por cirurgia e será ouvido. Perícias foram solicitadas para auxiliar nas investigações. O caso é investigado pela delegacia de Castelo de Sonhos."
Segundo informações da polícia, a Polícia Militar foi acionada após ter a informação de que Sebastião estaria insultando os jurados do concurso por não aceitar o 4º lugar que a filha recebeu na disputa. Ao ver que estava cercado pela Polícia Militar, o suspeito teria sacado a arma e efetuado um disparo de revólver calibre 38 em direção aos PMs.
A polícia teria reagido e efetuado disparos contra Sebastião. Imobilizado no chão, Sebastião ainda disparou cinco tiros contra a equipe policial, parando apenas quando a arma descarregou. Toda a ação ocorreu no pavilhão da Igreja Católica, na Paróquia Santo Antônio.
Em vídeos gravados, é possível ver uma confusão já formada, crianças em meio à briga, e o desespero das pessoas presentes após os disparos. Um dos tiros acertou outra pessoa que estava no local no momento da confusão e que não foi identificada.
Sebastião chegou a ser encaminhado ao Hospital Geral de Castelo de Sonhos, mas não resistiu aos ferimentos. A arma do crime e as munições foram apreendidas pela polícia que investiga o caso. O velório de Sebastião dos Reis Francisco acontece nesta segunda-feira (29).