A turma com 28 estudantes terá o privilégio de cursar o ensino superior na Universidade Federal do Pará (UFPA) sem sair para outra cidade. Antes, os universitários precisavam viajar cerca de 180 km para ter acesso ao ensino superior público que é ofertado atualmente no Campus Altamira.
A cerimônia aconteceu na cidade de Uruará, no sudoeste do Pará, na última segunda-feira (22). A aula inaugural foi o passo inicial do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa 2024. Os calouros conseguiram vaga no curso após alcançarem notas suficientes através do Enem 2023.
As aulas acontecerão presencialmente na escola Estadual do Ensino Médio Melvin Jones, localizada no centro da cidade. A cerimônia contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Silvana Batista e de representantes da Universidade Federal do Pará.
O resultado dos aprovados na UFPA saiu em janeiro deste ano. O curso de Letras estuda a Língua Portuguesa, tanto oral quanto escrita, e suas manifestações literárias. Profissionais dessa área podem atuar como professores, revisores de textos, pesquisadores e críticos literários. Eles se especializam em uma língua moderna e se mantêm atualizados sobre novas palavras, expressões e variações linguísticas.
Mín. 22° Máx. 40°