O vídeo gravado por populares mostra os policiais ao redor do homem aguardando a chegada do socorro. Era por volta de 18h da última sexta-feira (19) quando uma guarnição da Polícia Militar que fazia rondas na Avenida João Rodrigues, centro de Altamira, sudoeste do Pará, foi surpreendida com o morador em situação de rua identificado como Júnior Madeira da Silva, de 40 anos.
Segundo os policiais, no momento em que passavam pela via, Júnior teria jogado pedras na viatura. Uma das pedras acabou acertando o rosto do comandante da guarnição, que estava no veículo. Os policiais desceram da viatura para conter o agressor, foi nessa hora que Júnior acabou atirando novamente nas costas do Sargento.
No momento que o morador de rua iria jogar uma terceira pedra, o policial efetuou um disparo de pistola calibre .40. O tiro atingiu a região do peito, do lado direito, nas proximidades das axilas. Mesmo baleado, o morador de rua ainda correu, cerca de 800 metros, mas foi capturado com o apoio de outras guarnições que cercaram o local.
A Unidade de Socorro do Corpo de Bombeiros foi acionada. Em outro vídeo é possível ver ele sendo atendido pelos bombeiros. Em seguida ele foi encaminhado ao Hospital Regional Pública da Transamazônica (HRPT), onde permaneceu com o quadro de saúde estável, uma equipe da PM esteve no local para acompanhar o atendimento.
O sargento agredido compareceu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico e realizou exames de Raio-x na região da cabeça, ele sofreu lesões superficiais no rosto. Após isso, o mesmo foi até a Delegacia de Polícia Civil de Altamira, onde registrou um boletim de ocorrência. Segundo testemunhas, o morador estaria nas ruas por opção. Um exame sobre sanidade mental deve ser solicitado.