Moradores de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, realizaram uma manifestação pelas principais ruas da cidade, na manhã desta sexta-feira (19), pedindo justiça pelas vítimas de feminicídio no município, entre elas, Karolliny Dantas, de 32 anos, que foi morta a facadas.
O crime foi registrado no último dia 13 de julho. Francivaldo dos Santos Ferreira, ex-companheiro de Karolliny, não aceitava o fim do relacionamento. Ela ainda chegou a ser socorrida e levada até o Hospital Regional da Transamazônica, mas acabou não resistindo.
A concentração começou na Praça da Bíblia e seguiu até a frente do Fórum da Comarca de Justiça da cidade, onde pessoas que estavam presentes realizaram falas de protestos e cobraram justiça no caso de Karolliny.
Familiares, amigos e conhecidos de Karolliny compartilhavam vídeos informando sobre a manifestação, convidando os moradores para participarem do evento. Francivaldo foi preso em flagrante no local do crime e levado à delegacia de Vitória do Xingu para prestar depoimento. A arma do crime foi apreendida. Ele agora responde pelo crime de feminicídio.
Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), a região do Xingu registrou cinco feminicídios em 2023, um aumento em comparação a 2022, quando foram registrados dois casos. Entre 2018 e 2024, a região contabilizou 26 crimes contra mulheres, com 2018 sendo o ano mais violento, com seis mortes.