As primeiras notas emitidas no país serão retiradas de movimentação. Segundo o Banco Central (BC), que divulgou a informação na última semana. A orientação é que os bancos recolham as cédulas antigas para serem substituídas por novas. Apesar da medida, as notas antigas não perderam validade e podem continuar sendo utilizadas normalmente.
"Considerando o tempo de vida útil destas cédulas, é de se supor que suas condições físicas não estejam adequadas à circulação", afirmou o BC.
Desta forma, as notas da primeira família do real estão sendo retiradas de circulação. Segundo a instituição, notas em condições inadequadas "geram dificuldades logísticas para toda a cadeia de execução dos serviços" no Brasil. Atualmente, 7,4 bilhões de cédulas estão em circulação. Que são o total de aproximadamente 3% de cédulas em circulação.
Para os brasileiros que possuem estas notas, devem usá-las normalmente ao fazer pagamentos ou realizar compras, não há necessidade de ir ao banco realizar a troca imediatamente por uma nova. Pois, continuam sendo válidas.
Os responsáveis por recolher essas cédulas são os bancos. Conforme a Instrução Normativa BCB n.º 488 ao receber essas notas, as instituições financeiras devem encaminhá-las ao Banco Central. Que as substituirá por novas.