Com mais de 700 inscritos, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na manhã deste sábado (13), em Salinópolis, no nordeste paraense, o I Passeio Ciclístico da Conscientização. O objetivo da programação foi promover o uso da bicicleta no trânsito dos municípios paraenses, já que esta modalidade de transporte é mais sustentável, saudável, ajuda na fluidez do tráfego e evita acidentes.
A programação iniciou às 8h, com saída da orla da sede municipal, até a rampa da Praia do Atalaia. Foram 15 quilômetros de percurso, transmitindo aos participantes e observadores a mensagem da preservação ambiental e paz no trânsito.
"Estamos muito felizes em ter a aceitação do público, de reunir tantos adeptos do pedal, que é um modal cada vez mais utilizado em todo o mundo. A bicicleta integra pessoas, preserva o meio ambiente e, acima de tudo, vem se consolidando como um meio de mobilidade humana nas grandes cidades. O Detran quer fazer esse incentivo e proporcionar outros momentos como este, de lazer e educação para o trânsito", avaliou o diretor Técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.
O passeio mobilizou centenas de adultos e crianças, que aproveitaram as férias em Salinópolis para curtir a programação do Detran. A técnica em Enfermagem Luciana Gomes saiu de Belém para participar do evento. Para ela, iniciativas como esta devem ser incentivadas em todos os municípios do Pará. "Quando eu soube que ia ter, me inscrevi logo, e parabenizo o Detran pela organização perfeita, recepção maravilhosa para todos os ciclistas. Acho fundamental esse incentivo da bike em todas as cidades, e quero participar todas as vezes que tiver", afirmou.
Monitoramento- Todo o trajeto contou com o suporte das equipes de batedores e das viaturas de fiscalização do Detran e da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutsal). Os agentes garantiram a organização do trânsito e a segurança dos participantes. Salinas tem vários adeptos da bike, mas o passeio ciclístico realizado hoje já é considerado o maior em termos de participação do público.
A organização contou com a parceria de diversas entidades representativas dos ciclistas, entre elas a União dos Coordenadores de Bike do Pará. O presidente da entidade, Arnaldo Vilar, disse que, às vésperas da COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), a união da sociedade civil com o poder público na promoção do modal é essencial para a qualidade de vida das pessoas. "O ciclismo educa e promove bem-estar, por isso a ideia é usar cada vez mais o ciclismo para integrar os municípios. Ao realizar esse grande evento, o Detran se apresenta na vanguarda deste movimento", ressaltou Arnaldo Vilar.