A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) entregou em Uruará, no sudoeste do Pará, mais de 400 mil sementes de cacau para os produtores. Esta foi a terceira ação de distribuição na cidade. Cerca de 100 agricultores compareceram ao escritório da Ceplac para receber gratuitamente as sementes de cacau de alta qualidade.
Uruará também se destaca com a lavoura do fruto. Está inserida na região da Transamazônica, que hoje é responsável por cerca de 40% da produção nacional. É no município que há o conhecido Reino do Cacau com mais de 300 mil pés em um único grupo chamado de Panorama.
O cultivo movimenta a economia e gera emprego durante e após a colheita. A intenção é garantir que mais agricultores tenham acesso à boa genética e que a cidade cresça com áreas plantadas. O objetivo é garantir a distribuição de mais de um milhão de sementes até o final do ano.
"São mais de um milhão e trezentos e cinquenta mil sementes que serão distribuídas agora nesse período, e estamos totalmente preparados no ponto de só colocar na sacolinha. E é isso, sabemos que Uruará é o segundo na produção de cacau do Brasil, estamos atrás somente de Medicilândia, a capital do cacau e Uruará vai chegar lá, vamos alcançar a mesma produção de Medicilândia.", explica Célio Santos.