Domingo, 19 de Janeiro de 2025
21°C 29°C
Altamira, PA
Publicidade

Barra de chocolate com jambu vence concurso na Transamazônica

Criada pela chocolatier Verônica Preuss, a combinação inusitada de jambu desidratado e cacau conquistou o primeiro lugar no maior festival de chocolate da América Latina

Raiany Brito
Por: Raiany Brito
04/07/2024 às 10h18 Atualizada em 05/07/2024 às 10h46
Barra de chocolate com jambu vence concurso na Transamazônica
Foto: Reprodução/TV Vale do Xingu

Uma planta de origem amazônica que faz parte da culinária do nortista. O jambu é inserido em vários pratos típicos. As folhas e flores dão um toque especial e são vendidas em feiras no Norte do Brasil. Ele causa uma leve dormência porque tem uma substância chamada espilantol. O jambu é exótico e nutritivo.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Momento Agro é um oferecimento do Auto Posto Maverick - Sempre perto de você, Sicredi - Não é só dinheiro. É ter com quem contar, e Intergrãos - Insumos e produtos agropecuários.

"Podemos destacar alta quantidade de fibras, vitamina C, ferro e potássio que ajudam a controlar anemia, pressãp alta e até constipação.", explica o nutricionista Deivisson Barbosa.

Quem tem no quintal o chamado "Fruto dos Deuses" gosta de inovar e até de unir sabores. Foi o que fez Verônica Preuss, uma catarinense apaixonada pelo Pará. Ela não esconde a origem germânica e o quanto o cacau pode unir diferentes regiões do Brasil. Morando em terras paraenses há 20 anos, ela é responsável por produzir os chocolates da empresa familiar.

Jambu é uma planta muito utilizada no preparo de pratos típicos, como tacacá e pato no tucupi - Foto: Naldo Oliveira/TV Vale do Xingu

O marido, Renato Preuss, é responsável pelo plantio, colheita e secagem das amêndoas. E ela cria receitas na mini-indústria. A mais recente é a premiada barra com jambu. Sim, a planta não combina só com pratos salgados. Nessa versão, ela foi desidratada para se unir aos 55% de cacau.

Um sabor exótico que fez a chocolatier vencer o concurso de melhor chocolate no quesito inovação no interior do Estado. A competição reuniu mais de 40 amostras no maior Festival da América Latina que aconteceu em Altamira, no sudoeste paraense. 

"A ideia é fazer uma linha exclusiva do Norte, do estado do Pará e o jambu não poderia ficar de fora.", afirma Verônica Preuss.

A chocolatier coleciona prêmios e ficou em primeiro lugar com o título Mulher Empreendedora Rural do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e em segundo no ranking nacional. Agora, após conquistar ouro na barra com jambu, os planos são seguir criando novas receitas. 

"Na verdade, a Transamazônica tem um potencial fantástico, nós temos as melhores amêndoas do mundo que transformamos em chocolate para o pessoal degustar.", conta a chocolatier.

Apesar de ter sido colocada no mercado há menos de um mês, este chocolate já é o queridinho da clientela e até de turistas que vêm conhecer a Amazônia e se rendem ao chocolate com jambu. Essa equipe do Ministério do Turismo gostou do que viu, ouviu e experimentou.

"Como fazer a comercialização desse produto fantástico que vocês já têm, que o Pará já tem, então é ajudar na comercialização.", opinou Barbara Rangel, representante do Ministério do Turismo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.