Nicotêncio Freitas Pacheco Filho, o "Pirento", foi preso em Anapu, no sudoeste do Pará, após ficar foragido por 7 anos. Ele é suspeito de integrar um grupo criminoso que realizava assaltos a embarcações no município de Breves, na Ilha de Marajó, no Pará.
Após troca de informações com a polícia em Breves, policiais de Anapu iniciaram as investigações para localizar Pirento ao descobrirem que ele estava escondido no município. Após análises de localização, foi possível identificar onde ele estava, na Rua Vacina Mendes, km 01, na Comunidade Belo Monte, na área rural da cidade.
Nicotencio é acusado de diversos crimes cometidos na região do Marajó. O mandado de prisão preventiva foi por homicídio qualificado. O caso aconteceu no final de outubro de 2017, quando uma família de norte-americanos foi sequestrada durante um assalto a uma balsa que seguia até a cidade de Breves. As vítimas foram rendidas por piratas que levaram os pertences deles e de outros passageiros. A mulher chegou a ser estuprada por um deles.
Os tripulantes também foram rendidos. A polícia montou uma mega operação na época para resgatar as vítimas encontradas em um barranco. Na época, o cabeça do grupo morreu em confronto com a polícia e apenas um foi detido, que era adolescente. Nicotencio estava foragido desde o dia do crime e até ser localizado na cidade de Anapu. Preso, agora ele deve ser transferido para a cidade de Breves onde ficará à disposição da Justiça.
Mín. 22° Máx. 40°