A ideia do evento é incentivar o consumo, promover a indústria, o agronegócio, o turismo e a gastronomia em torno do cacau, unindo produtores, entidades representativas, técnicos do setor agrícola, pequenas indústrias e público em geral, atualizando conhecimento através de oficinas, palestras, e cursos sobre técnicas de modernização e sustentabilidade do setor.
Com uma produção de 50 mil toneladas de amêndoa por safra, Medicilândia, no sudoeste do Pará, se tornou referência na cacauicultura moderna. Só na produção direta são quase 3 mil agricultores envolvidos no cultivo, gerando 16.400 empregos diretos e cerca de 65 mil indiretos, segundo dados divulgados pela prefeitura do município.
A programação do evento é diversa, nesta segunda-feira (1) a agenda esteve voltada para produção, com a 3ª etapa do torneio e quebra e cata do cacau;
Na terça-feira (2) acontece a sessão solene de abertura oficial do evento;
Na quinta-feira (4) acontece o fórum da cacauicultura, em paralelo, oficinas de fabricação de chocolate com a cozinha kids e cozinha way;
Na sexta-feira (5) acontece o tratoraço, a final do torneio de quebra e cata do cacau, festival de chocolate, concurso da rainha do cacau, além das oficinas de fabricação de chocolate;
No sábado (6) o último dia do evento conta com festival de chocolate, concurso do melhor cacau, premiações dos torneios e final do rodeio.
A XII edição da Cacaufest começou ainda em junho, no dia 8, com a realização de seminários, oficinas e cursos voltados para o aperfeiçoamento do sistema de produção, sustentabilidade e produtividade no campo. Mas, quem for curtir o maior evento de cacau da região também vai se divertir bastante. Promovido pela prefeitura de Medicilândia, com apoio do Governo do Estado do Pará, o evento conta com atrações locais e shows com artistas nacionais.
Na quinta-feira a noite é gospel, com Samuel Messias, na sexta a atração é o cantor Zé Vaqueiro, e no sábado a agitação fica por conta de Ávine Vinny. Espaço de divulgação e valorização da cadeia produtiva do cacau, a XII Cacaufest busca atrair investidores para o setor e a transferência de conhecimento.