O caso começou a ser investigado no dia 21 de junho, quando policiais militares encontraram um jovem e um adolescente de 17 anos em situação suspeita circulando pelas ruas do centro, em Anapu, no sudoeste do Pará. Abordados, os dois alegaram estar na cidade há poucas horas, hospedados em um hotel.
A história chamou atenção da polícia, e a situação ficou ainda mais complicada quando os agentes encontraram porções de maconha com a dupla. Diante do flagrante, o jovem que conduzia a moto contou aos policiais onde ficava o hotel, e levou a polícia até lá.
Hospedados no quarto 12, os dois entraram e foram seguidos pelos policiais. Outros três suspeitos também estavam no quarto, mas um conseguiu fugir. A dupla que ficou entregou o plano à polícia, e o bando acabou preso. Segundo a história contada por eles, o grupo estava na cidade para cometer quatro homicídios.
Os alvos não foram identificados, mas pode se tratar de uma disputa por território entre dois grupos criminosos. A polícia não confirmou essa versão, informou apenas que entre os suspeitos dois eram de Pacajá, e outros dois, de Altamira, inclusive o que conseguiu fugir.
No quarto os agentes encontraram uma pistola 9mm com dois carregadores e 17 munições. Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia. Dois foram liberados, o suspeito que estava com a arma, segue preso, a polícia investiga se a história contada pelo grupo é verdadeira, e segue apurando detalhes sobre a participação do outro envolvido que teria levado o grupo até Anapu e em seguida retornou para Altamira.