Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por volta das 21h da última terça-feira (25) para atender a ocorrência no 140 Norte, área rural de Uruará, sudoeste do Pará. O agricultor identificado por Delfran Mendonça, de 29 anos, havia sido picado por uma jararaca, devido à falta de sinal de telefonia, os familiares não teriam conseguido contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Prontamente, a equipe da PM decidiu ir até a comunidade rural realizar o resgate da vítima e encaminhar até o hospital do município. O agricultor foi socorrido a tempo e segue em observação na unidade de saúde. A ação rápida da guarnição salvou a vida do trabalhador rural.
Na região do Xingu é comum a incidência dessa espécie. O veneno da jararaca tem toxinas que afetam o sistema nervoso e circulatório, além de causar necrose nos tecidos ao redor da área da picada. Os sintomas incluem dor intensa, inchaço localizado e, em casos severos, podem ocorrer hemorragias internas e falência de órgãos, levando até mesmo à morte se o tratamento adequado, que costuma ser com soro antiofídico, não for injetado rapidamente.
Mín. 22° Máx. 40°