A população aprovou a medida e está aproveitando a chegada do Barco hospital Papa Francisco a Vitória do Xingu.
“A gente está com oftalmo, clínico geral, estamos atendendo também com cirurgiã pediatra, rádio, odonto, e a gente tem o cirurgião geral também. Então a gente tem nessa expedição o foco maior no atendimento às crianças.”, destacou o Frei Ezequiel Salvatico.
Na unidade é possível fazer consultas médicas, exames laboratoriais, e de imagem, receber medicação, internação, além de cirurgias de baixa e média complexidade. Pela 3ª vez em Vitória do Xingu, o Barco Papa Francisco contou com apoio da prefeitura, e deve ficar na cidade até o final da semana. Entre as novidades dessa edição, estão as cirurgias pediátricas realizadas na embarcação, e as cirurgias de hérnias e pedras na vesícula no Hospital Municipal com o aparelho de laparoscopia.
“O que eu achei muito bom quando a gente chegou lá alí na beira do rio, aí já foi atendido e passado pra cá.”, Maria Ivete, pescadora.
“A gente que trabalha assim na roça precisa da saúde né?”, Wellington Cardoso, segurança patrimonial
Com o apoio das equipes de saúde e da central de regulação do município de Vitória do Xingu, os atendimentos do barco hospital foram agilizados, e de acordo com o Ezequiel Salvatico, contribuíram para a redução da demanda por especialistas. “A gente tem visto aí já no final da tarde terminando um pouquinho mais cedo pelo menos na parte de ambulatório e clínica devido essa questão de organização, e isso pra nós tem sido muito importante essa parceria de fazer com que o fluxo aconteça da melhor forma possível.”
O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias. O hospital flutuante tem uma estrutura moderna, além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem. O barco atua no atendimento das comunidades ribeirinhas desde 2019, quando foi inaugurado em Belém.