Terça, 18 de Março de 2025
21°C 30°C
Altamira, PA
Publicidade

Altamira assina acordo internacional com Portugal e planeja Museu do Chocolate

Assinatura aconteceu durante a 3ª edição do Festival Chocolat Xingu 2024

Gustavo Freitas
Por: Gustavo Freitas
18/06/2024 às 09h59
Altamira assina acordo internacional com Portugal e planeja Museu do Chocolate
Foto: divulgação Adriano Machado / Confirma Notícia

Durante a terceira edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau foi assinada no sábado (15), uma parceria técnica internacional entre a Prefeitura de Altamira e o Audax, Centro de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Universitário de Lisboa ISCTE, de Portugal. Um Museu do Chocolate será instalado no município para trazer capacitação por meio de cursos.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Além de ser uma oferta turística, o motivo pelo qual os turistas irão viajar até aqui para deixar o seu dinheiro, também vai ser um polo referência em capacitação de agricultores e produtores de chocolate.”, disse Pedro Araújo Martins, Diretor do Museu do Chocolate de Porto.

A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos Vilmar Soares, onde o festival estava sendo realizado. Estiveram presentes uma comitiva de Portugal, representantes de universidades públicas e privadas, além de autoridades estaduais e municipais. 

O Termo de Cooperação visa fortalecer as relações entre Altamira e Lisboa, especialmente nas áreas ambientais, tecnológicas e de produção de chocolate. O acordo prevê capacitações, cursos e a expansão dos mercados internacionais para o cacau produzido na região da Transamazônica, responsável por 86% do cacau do Pará.

O objetivo do convite foi fazer um estudo de como um museu pode impactar uma região inteira, para conhecer o cacau e a realidade da cacauicultura desse município que é um dos maiores do mundo, e compartilhar o enorme potencial econômico que um museu de cacau pode trazer.”, explicou o diretor.

Com a assinatura deste acordo, a cidade pretende se firmar na rota internacional do chocolate, através da construção do primeiro Museu do Chocolate da Transamazônica e do Parque Industrial de Bioeconomia. Este parque tem como objetivo gerar emprego e renda a partir dos produtos da floresta.

“Tanto a universidade de Lisboa e a prefeitura com as universidades locais vão sentar para definir o que temos aqui de tecnologia e aquilo que podemos trazer de inovação da Universidade de Lisboa para que possamos introduzir na nossa região.”, finalizou o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.