Começou na manhã desta quinta-feira (6), a terceira edição do Curta Xingu, no Campus I da Universidade Federal (UFPA) de Altamira, no sudoeste do Pará. Com a entrada totalmente gratuita, o evento traz, além dos curta-metragens selecionados para o festival, uma vasta programação e feira criativa, com diversos produtos produzidos aqui na região do Xingu.
Artesanato, pinturas, e camisas personalizadas, além de comidas típicas, serão apresentadas. Na manhã de hoje, na abertura do festival, além das rodas de dança e cantos, teve uma mesa importante para falar sobre os caminhos de se fazer cultura no Xingu com representantes dos Ministérios da Mulher, Direitos Humanos e MinC Regional e Nacional.
Durante todo o dia terá na programação simultânea oficinas de produção de cinema no celular, empreendedorismo feminino nas artes e muito mais. A noite, ainda na quinta-feira, terá uma programação cultural com diversas apresentações de artistas regionais, finalizando com muita música.
A programação do III Curta Xingu segue na sexta-feira que começa às 8h e termina às 22h com a premiação dos curtas selecionados no festival que foram inscritos pelos participantes e um show da cantora paraense Naieme.
Mín. 23° Máx. 37°