O Brasil tem 3 capitais entre as 10 cidades mais perigosas do mundo, segundo o ranking de criminalidade internacional da Numbeo, a maior base de dados colaborativa sobre cidades e países do mundo. Surpreendentemente, Belém, a capital do Pará, não foi incluída na lista da plataforma, não sendo considerada uma cidade perigosa para se viver.
A Numbeo divulgou que Caracas, na Venezuela, ocupa o primeiro lugar como a cidade mais perigosa do mundo, seguida por Pretoria e Durban, ambas na África do Sul. O levantamento completo inclui 50 cidades globalmente reconhecidas por seus altos índices de criminalidade. O Brasil aparece com 8 cidades nesse ranking, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 12 cidades listadas.
Entre as capitais brasileiras, o Rio de Janeiro aparece em sétimo lugar, sendo a cidade mais perigosa do Brasil segundo a Numbeo. Fortaleza e Salvador também estão no top 10 global, ocupando a nona e décima posições, respectivamente. Outras cidades brasileiras mencionadas na lista incluem Recife (13º lugar), Porto Alegre (23º), São Paulo (25º), Campinas (38º) e Belo Horizonte (47º).
A Numbeo se apresenta como um banco de dados global colaborativo, acumulando e analisando informações fornecidas pelos usuários. A plataforma cobre uma variedade de indicadores, incluindo preços, qualidade de vida, habitação, taxas de criminalidade e saúde.