Dayane Oliveira, de 28 anos, comoveu o coração dos internautas ao compartilhar nas redes sociais um momento marcante do início da carreira como cantora: um show realizado apenas para o pai. A apresentação ocorreu no dia 10 de maio, durante as comemorações do aniversário de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo.
Em um vídeo publicado no dia 13 de maio nas redes sociais, Dayane aparece no palco enquanto a câmera revela a plateia vazia, exceto por um único espectador, Gilson Xavier, de 55 anos, trabalhador rural. Este foi o primeiro show de Dayane que ele assistiu, vestido de camisa preta, calça jeans e boné, acenando orgulhosamente para a filha.
"A expectativa não estava tão boa porque o horário do meu show era o primeiro, às 18h, que costuma ser mais fraco. Mas a gente nunca espera que não tenha ninguém, né?", afirmou a cantora.
Apesar da plateia vazia, Dayane demonstrou resiliência e gratidão. "Fiz um show na minha cidade. No horário não tinha público, mas meu melhor estava lá! Te amo pai", escreveu na legenda do vídeo, que já acumulava mais de 100 mil curtidas até quinta-feira (16).
Ver essa foto no Instagram
Entre os comentários de apoio, estava o do cantor Gabriel Smaniotto, que em 2019 viveu situação semelhante ao se apresentar para seus pais. "Te entendo. Passa um filme na cabeça, Dayane. E te parabenizo por fazer o show mesmo assim. Quem faz no pouco, merece o muito! É sobre amar o que faz e quem faz. Que Deus possa te abençoar e guiar sua carreira", comentou Smaniotto.
Dayane, que aprendeu a cantar aos 9 anos e também toca violão e teclado, afirmou ao portal G1 que não cogita desistir do sonho de ser reconhecida nacionalmente. "Independentemente se tem uma ou mil pessoas, a dedicação deve ser a mesma. Queria dizer para os artistas não desistirem. Foi muito bom cantar somente para o meu pai", declarou.
A cantora também fez um apelo por mais valorização dos artistas locais, citando uma experiência negativa em 2023, quando teve seu show interrompido após cantar apenas cinco músicas devido ao horário tardio. "Gostaria de reivindicar que os artistas locais fossem mais valorizados, que tenham horários melhores para se apresentar", destacou.
Apesar dos desafios, a apresentação para o pai foi um momento especial para Dayane. "Foram 40 minutos de show. Ele é um paizão e foi a primeira vez que ele me viu cantando pessoalmente. Vou guardar esse vídeo para sempre, com muito carinho", concluiu a cantora.
Com um repertório que inclui músicas de artistas como Marília Mendonça e Nayara Azevedo, Dayane continua em busca do sonho com a esperança de conquistar públicos maiores e mais fiéis.
Artistas como Mari Fernandes deixaram mensagens de carinho à artista: "Dayane, quero te conhecer, mulher. Quero ver você cantando comigo em um show, bora? Deus te abençoe. Não desista, minha linda. Deus vai agir na sua vida", escreveu.
Internautas mostraram empatia e palavras de incentivo, como exemplo de artista que passaram pelas mesma dificuldades e hoje são conhecidos nacionalmente: "Fui num rodeio aqui perto de casa, com vários cantores famosos, os últimos cantores eram nada mais, nada menos que, César Menotti e Fabiano! E todos foram embora, só ficou eu mais duas pessoas, aí um homem da produção falou: hoje vocês vão embora, amanhã vocês não vão ter dinheiro para ir ao show deles! Já se passou mais de 20 anos e eles agora são famosos".
Mín. 22° Máx. 40°