Cerca de 6 toneladas de mantimentos já foram arrecadados pela Aena através do Aeroporto de Altamira, no sudoeste do Pará. As doações foram recebidas até a última semana e estão guardadas em uma sala para serem enviadas ao estado gaúcho.
Segundo a administração do aeroporto, por enquanto o recebimento de novos donativos está paralisado por ter atingido a capacidade máxima no aeroporto até o envio dos itens ao Rio Grande do Sul.
Ainda não tem uma data para o aeroporto voltar a receber novas doações por parte dos altamirenses. Por meio de nota, a empresa responsável pela administração dos aeroportos explicou que cerca de 300 toneladas foram arrecadadas em todos os aeroportos e que agora encerra a fase de recebimento de doações e focam na distribuição do material arrecadado.
A nota diz ainda que a campanha da companhia de doações para as vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul encerrou sua primeira fase. Foram recebidos pela empresa mantimentos, água potável, roupas e colchões. Agora será a etapa de transportar os donativos coletados, fazendo a ajuda chegar a quem precisa.
Na última semana, uma carreta com diversos mantimentos arrecadados através de vários pontos de coleta saiu de Altamira com destino ao Rio Grande do Sul. Muita gente esteve empenhada em colocar todos os itens, incluindo agentes da polícia, para serem transportados pela rodovia. Foram apenas 4 dias, mas teve muitos altamirenses doando.
Segundo a Defesa Civil, até o momento foram contabilizadas 143 mortes devido à tragédia. 125 pessoas estão desaparecidas e mais de 800 feridas. Desde o início das operações, mais de 76 mil moradores e mais de 10 mil animais foram resgatados. O órgão emitiu um alerta informando sobre a possibilidade de novas inundações no estado devido às chuvas.