Na tarde desta sexta-feira (3), o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, enviou para o estado do Rio Grande do Sul cinco militares do Corpo de Bombeiros que farão parte da força-tarefa que atua no resgate às vítimas das cheias.
Entre os profissionais está o cabo Edson Barbosa, que atuou no 9º Grupamento Bombeiro Militar, na região do Xingu. A equipe têm cursos em salvamento terrestre, busca e resgate em estruturas colapsadas, resgate em corredeiras, curso em atendimento pré-hospitalar, cursos em áreas fins e também foram escolhidos por já terem experiências em ocorrências de desastres.
Cabo Edson Barbosa esteve em Altamira, no sudoeste do Pará, durante cinco anos. Atualmente o profissional trabalha em Belém, capital do estado. Segundo Helder, outras saídas devem acontecer, mas ainda não há previsão. Além dele também foram convocados, major Aluiz Rodrigues, sargento Nelson Monteiro, sargento Shanto Brito e sargento Gabriel Oliveira.
Uma das piores tragédias climáticas atingiu o estado. Há pelo menos uma semana a localidade registra chuvas intensas. A atual situação do Rio Grande do Sul é de calamidade e deve seguir com mais chuvas nos próximos dias. Um boletim divulgado pela Defesa Civil afirma que até o momento 32 mortes foram confirmadas, 74 pessoas estão desaparecidas e outras 56 ficaram feridas devido aos efeitos do mau tempo.