Olhando as imagens de um avião incendiado logo após a queda, seria difícil acreditar na chance de sobreviventes. Mas isso aconteceu na área rural Altamira, região sudoeste do Pará, o piloto e o passageiro pularam da aeronave antes que ela atingisse o solo.
O local onde o acidente aconteceu fica localizando em uma mata fechada e de difícil acesso. Após a queda, o piloto e o passageiro foram socorridos pelo filho do dono da propriedade. O acidente aéreo foi registrado na manhã deste domingo (14).
"Foi minha mãe quem viu, quando cheguei em casa ela disse que um avião havia acabado de cair. Já fui atrás do meu filho que estava na casa do vizinho. Subimos, e vimos eles pertinho do avião pegando fogo, aí trouxemos eles mais para cima para não correr o risco.", conta Aécio Gonçalves, proprietário da fazenda.
A família acionou o Corpo de Bombeiros para chegar até a área a mais de 30 km da sede do município, no Ramal São Francisco. Paulo Riato, de 62 anos, e Gabriel Ribeiro, de 35 anos, são os dois sobreviventes. Em imagens, eles aparecem em macas em cima da caminhonete do 9º Grupamento Bombeiros Militar (GBM). Único veículo que conseguiu entrar na área da fazenda para dar suporte e levar os tripulantes até a ambulância que não conseguiu entrar no local, ficando a mais de 2 km de distância.
"As vítimas estavam conscientes, orientadas, uma estava com fratura no fêmur e a outra com suspeita de fratura de costelas. Elas informaram que foram ejetadas e aguardavam o socorro dos bombeiros.", afirma Major Gilmarcos, comandante do 9º GBM.
As vítimas foram levadas ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). O avião PT GYQ agrícola estaria a serviço de uma empresa que trabalha com pulverização, mas não realizava o serviço no momento da queda. O monomotor Ipanema foi fabricado pela Embraer em 1982.
"Maiores detalhes quanto ao acidente serão investigadas pelo Seripa, órgão responsável por acidentes aeronáuticos.", pontua o comandante.
No local do acidente, ficaram os pedaços da aeronave espalhados e até a bota de um dos ocupantes. Uma cena que os agricultores jamais pensaram em ver assim tão perto. "Quando chegamos aqui tinha um fogaréu do tamanho do mundo com dez metros de altura.", relembra Aécio Gonçalves.
Mín. 22° Máx. 40°