A prefeitura de Altamira, sudoeste do Pará, e o Instituto Federal do Pará (IFPA), entraram em parceria e estão ofertando dois cursos profissionalizantes para os alunos do EJA.
Os cursos ofertados são: Mestre de Obras e Agricultura Familiar. As aulas serão somente para alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas estão abertas e só terminarão após o fechamento das vagas. Para se inscrever basta estar matriculado em qualquer escola na modalidade EJA do município.
"Esses cursos são para os alunos da EJA que tá cursando terceira e quarta etapa. O aluno se matricula normal na escola, posteriormente, o Instituto vem até a escola e efetua a matrícula desses alunos.", explica Rosa Torres, coordenadora do EJA.
Ao todo serão ofertadas 70 vagas, destinadas a duas turmas, cada uma com 35 vagas. O curso é destinado a pessoas com mais de 15 anos, que não tenham concluído o ensino fundamental. O formato é inovador, são 3 dias de aula presencial na escola e atividades extraclasse nos demais dias.
"Eles irão fazer a aula prática no Instituto e a teórica dentro da própria escola.", afirma Rosa Torres.
Segundo Rosa, o objetivo é dar oportunidade e entregar ao mercado de trabalho novos profissionais nas áreas. A escolha dos cursos foi feita após a aplicação de um questionário que reforçou a procura das vagas na região.
"Nós temos muitos alunos que depois que eles finalizaram o curso no ano anterior, eles já estão atuando no mercado de trabalho. São portas abertas e novas oportunidades.", finaliza a coordenadora.
Mín. 22° Máx. 40°