Um acidente deixou assustados não só os moradores de Miritituba, distrito de Itaituba, sudoeste do Pará, mas outras regiões que também utilizam balsas como transporte para navegação nos rios do interior e da capital. No último sábado (10), um passageiro teve a perna esmagada após pular da embarcação ainda em movimento.
Um vídeo mostra que a balsa ainda não estava ancorada, o jovem acaba se desequilibrando na rampa de acesso. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado até o hospital onde precisou amputar parte da perna. A empresa responsável emitiu uma nota fazendo o alerta sobre o perigo de sair da estrutura antes da ancoragem.
Em Altamira, sudoeste, nenhum acidente dessa proporção foi registrado, mas o reforço entre os condutores e pedestres será reforçado. As balsas que fazem a travessia para a Assurini, a maior comunidade rural da região, recebem diariamente centenas de pessoas. A viagem dura mais de 40 minutos e é necessário ter paciência principalmente ao chegar aqui no Porto.
Mesmo com grades de proteção, alguns passageiros se arriscam. A indicação é: jamais sair antes da ancoragem da balsa ou até mesmo pular no rio por conta do perigo do rebocador.