No ano de 2023, foram realizadas um total de 30.312 teleinterconsultas em todo o estado do Pará. Dentre os municípios contemplados está Vitória do Xingu, localizado no sudoeste paraense, que ficou atrás apenas da capital, no ranking. Maria do Carmo, elogiou a facilidade de acesso aos especialistas sem a necessidade de deslocamento para centros urbanos distantes.
"Foi através de uma consulta que eu fiquei sabendo. É a segunda vez que faço e vim com a neurologista.", afirma a paciente.
O programa é parte integrante do "Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil por meio da Telemedicina", fruto de uma colaboração entre o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi) e o Hospital Israelita Albert Einstein. O serviço oferece teleconsultas em sete especialidades médicas.
Dentre elas estão: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Na prática, o paciente inicia o processo na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde é identificada a necessidade de um especialista.
O agendamento é realizado por meio do sistema do Hospital Albert Einstein, e na data marcada, o paciente retorna à UBS para a consulta presencial com o médico generalista e a teleconsulta com o especialista. Uma plataforma tecnológica facilita o agendamento, a videoconferência entre os médicos e o registro de informações em prontuário eletrônico.
"Caso seja necessário para as especialidades, ele traz o encaminhamento aqui na telemedicina e a gente vai dar curso ao atendimento.", explica o médico Vângelo Vasconcelos.
A iniciativa busca ampliar o acesso às consultas especializadas no Pará, reduzir a demanda reprimida nas regiões de saúde, aprimorar a qualidade da assistência, a satisfação do usuário e otimizar a alocação de recursos para melhorar a saúde da população em geral. Dentre os municípios contemplados, a região da Transamazônica se destaca com números significativos:
O secretário de saúde de Vitória do Xingu comentou sobre a importância desses atendimentos para a comunidade local. "Nós temos um médico muito competente e as especialidades que não temos aqui, mas que se fazem à distância com um médico especializado, e isso é muito importante para o nosso paciente.", afirma Samuel Melo.