Um homem de 34 anos morreu afogado em uma comunidade ribeirinha em Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará, na última terça-feira (30). Ele foi identificado como Benedito Reis Barbosa. Segundo familiares, o banhista sofria de epilepsia e teria tido uma crise, quando teria se afogado.
Um vídeo compartilhado na internet mostra algumas pessoas tentando salvar a vítima, que está caída no chão da Praia do Porto, na Comunidade Ribeirinha Vila Nova. Um banhista realiza a massagem cardíaca no homem enquanto outros acompanham.
A irmã da vítima informou que ele chegou a ser socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu. Os amigos e familiares da vítima chegaram a fazer pedidos nas redes sociais por ajuda para custear as despesas do velório, pois os familiares não tinham dinheiro para arcar.
Após uma mobilização da comunidade de outras pessoas que moram na região, a família conseguiu o dinheiro para que fizesse o velório e sepultamento de Benedito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 200 mil pessoas morrem por afogamento todos os anos no mundo.
Já no estado do Pará, dados do Corpo de Bombeiros Militar alertam que nos primeiros seis meses de 2023, foram registrados em todo o estado 138 afogamentos fatais. Já em todo o Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Afogamento Aquático, os afogamentos são a causa de 5,7 mil mortes por ano no país.