Um homem, que até o momento não teve o nome divulgado, foi preso pela Polícia Civil de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, um dia após, supostamente, assassinar um idoso identificado como Francisco Alves dos Santos, de 83 anos, que foi encontrado morto em uma casa localizada em uma propriedade no Ramal dos Cocos, área rural do município.
O idoso trabalhava como caseiro na propriedade. A vítima foi encontrada na manhã do último dia 28 de janeiro. Segundo informações de familiares, o dono da propriedade havia chegado de viagem e ido até a residência. Chegando no local, ele chamou pelo idoso que não atendeu, até que resolveu pular o muro. Ao dar uma olhada pela casa, ele encontrou a vítima caída no chão, ensanguentado. A suspeita é de que Francisco tenha sido vítima de latrocínio.
O proprietário se desesperou e chamou pela polícia e familiares. Segundo informações, a vítima foi encontrada em um dos quartos da casa com um ferimento na cabeça, provavelmente provocado por um pedaço de madeira. Da residência foram levados uma televisão e dois passarinhos da espécie Curió, que estavam em uma gaiola.
Moradores informaram que a vítima morava no ramal há cerca de um ano e estaria trabalhando na propriedade. Familiares do idoso estiveram no local juntamente com a Polícia Militar que foi a primeira a chegar. Uma equipe da Polícia Civil e Polícia Científica estiveram no local para conversar com os moradores e fazer o trabalho de perícia e remoção do corpo de Francisco.
Um inquérito foi aberto pela Delegacia de Homicídios que investiga o caso. Se condenado, o suspeito poderá responder por latrocínio, que é considerado como crime hediondo, de acordo com a lei de número 8.072/90, e pode resultar em uma pena de 20 a 30 anos de reclusão e pagamento de multa.