A gravação foi feita por uma pessoa que passavam pela orla da cidade, nos fundos da Unidade Básica de Saúde Ilvanir Denardin, em Altamira, sudoeste do Pará, porém, o homem afirma que o motorista que utilizava um veículo da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) estaria abandonando uma caixa com vários gatos em local inapropriado.
Em nota, a prefeitura de Altamira informou que a cena foi mal interpretada. E que, na verdade, o motorista que estava de plantão teria sido alertado por populares de que os animais foram deixados no meio da rua e para evitar o risco aos animais, o motorista decidiu colocar a caixa mais próximo da calçada do postinho.
O caso foi registrado no último fim de semana. A Secretaria de Saúde esclareceu ainda que está em processo de adequação e construção de um prédio destinado ao futuro Centro de Zoonoses de Altamira, localizado no bairro Mutirão, e que terá o objetivo de lidar com questões relacionadas à saúde e controle de animais, como, por exemplo, prevenção de zoonoses.
A Secretaria de Municipal da Gestão do Meio Ambiente (SEMMA) da cidade já possui um trabalho voltado para a apuração de denúncias de maus tratos, resgate e tratamento. Por não ter um local adequado para receber os animais, o órgão possui uma parceria com as ONGs de proteção aos animais.
Em Altamira há pelo menos duas que fazem o acolhimento e o processo de adoção. Somente a Associação de Proteção dos Animais e do Meio Ambiente de Altamira (APATA), tem 27 animais para adoção; 21 cães e 6 gatos. Denúncias contra maus tratos de animais podem ser feitas à polícia ao 181 ou 190, por se tratar de um crime previsto na lei federal sancionada no ano de 2020.