Domingo, 19 de Janeiro de 2025
21°C 29°C
Altamira, PA
Publicidade

Tecnologia atrai jovens para o campo: conheça a agricultora de 19 anos que trabalha com a internet

Pelo menos 5% da população rural tem menos de 30 anos

Raiany Brito
Por: Raiany Brito Fonte: Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)
22/12/2023 às 14h29 Atualizada em 28/12/2023 às 14h29
Tecnologia atrai jovens para o campo: conheça a agricultora de 19 anos que trabalha com a internet
Foto: Arquivo pessoal

Kamilly Duarte tem 19 anos, e compartilha a rotina da roça com os mais 11 mil seguidores em plataforma da internet. Ela mora na área rural de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará. O conteúdo inclui alimentação das criações, lida com o gado, cuidados com a lavoura de cacau e até mesmo receitas. O Momento Agro é um oferecimento do Auto Posto Maverick - Sempre perto de você, e Sicredi - Não é só dinheiro. É ter com quem contar.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o último censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelo menos 5% da população rural tem menos de 30 anos. Na década de 60 mais da metade dos brasileiros vivia em áreas rurais, cinquenta anos depois, o campo perdeu 9 milhões de moradores e passou a ter apenas 15% da população nacional.

O levantamento foi de 1960 até o ano de 2010, período do chamado êxodo rural com a migração das famílias para a cidade. Dificuldade no acesso à educação, atendimentos ou tratamentos médicos eram os motivos mais frequentes, o que tem mudado de cenário graças ao avanço da tecnologia.

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) mostrou resultados de uma pesquisa indicando que houve aumento de jovens entre 20 anos e 35 anos nesses espaços de 15% até 27%. O IBGE também destacou que de 75 mil propriedades no ano de 2006, com internet, o número pulou para quase 1,5 milhão no ano de 2017.

Esperando o primeiro filho, Kamilly é a terceira geração da família que mora na área rural. E para ela, além da tranquilidade da roça, a tecnologia vem sendo aliada na divulgação do perfil e da própria loja on-line, além de melhorar a gestão da fazenda. Kamily é o braço direito do marido. Com retorno financeiro, perto dos animais e praticando outro passatempo, tocar berrante, a essa jovem agricultora nem pensa em mudar para a cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.