Foi deflagrada pela Delegacia de Conflitos Agrários de Altamira, no sudoeste do Pará, a Operação "Fire", que tem como objetivo investigar locais, onde há a maior incidência de crimes ambientais e incêndios criminosos, causando uma cortina de fumaça que vêm prejudicando a saúde da população e animais, além de supressão vegetal em áreas de Florestas Nativas nos municípios da região do Xingu, durante os dias 27, 28 e 29 de novembro.
A operação contou com o apoio da Polícia Científica e equipes da delegacia de Senador José Porfírio. Durante as diligências, foram encontrados pelo menos dez focos de incêndio criminoso entre as cidades de Brasil Novo e Senador José Porfírio, o que foi constatado por um perito criminal.
Nos locais, foram coletados pelas equipes os pontos de georreferenciamento, ou seja, a localização precisa de áreas, momento em que os proprietários serão identificados para a instauração de procedimento para que os documentos sejam encaminhados aos órgãos ambientais competentes para realizar a aplicação de multas e embargos, se for necessário.
Além da identificação desses pontos de queimadas, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 3 endereços, sendo 2 no município de Senador José Porfírio e 1 em Pacajá. Segundo a polícia, foi instaurado um procedimento investigativo que apura a atuação de grupos armados em vários municípios, com práticas de grilagem de terra, associado a crimes de ameaça, posse ilegal de terras e porte ilegal de arma de fogo.
Ainda segundo a polícia, no local foram encontrados e coletados elementos que irão ajudar no inquérito policial em andamento. Conforme a polícia, a operação deve continuar e a expectativa é que pelo menos trinta focos de incêndios criminosos sejam identificados com a identificação dos suspeitos que irão responder pelos crimes. Até o momento, ninguém foi preso na ação.
Mín. 22° Máx. 39°