Depois de tanto calor, choveu em Itaituba, no Pará, mas não foi qualquer chuva.
"Me dá uma resposta dessa a essa hora da manhã, chovendo granizo no garimpo é a primeira vez que eu vejo."
É isso mesmo, choveu granizo e para supresa dos moradores, as pedrinhas de gelo puderam ser apreciadas por um longo tempo.
"É gelo, muito gelo, pega ai mano, vou mas nem falar em vender gelo ali (risos). Olha aí o tanto de gelo."
A chuva de granizo foi registrada na tarde desta quarta-feira (15) em uma comunidade garimpeira de Itaituba. Nesse feriado, a população enfrentou uma temperatura superior a 37º com sensação térmica de 43º. Com tanta quentura assim, ninguém imaginava que pudesse chover, ainda mais, pedras de gelo.
A região vem enfrentando uma onda de calor intensa, provocada pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico e reduz drasticamente o volume e a quantidade de chuvas. No início da semana o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou o governo sobre os riscos à saúde dos brasileiros ao divulgar a previsão do tempo para 2,7 mil cidades, onde a temperatura facilmente ficaria 5º mais quente do que o normal para o período.
De acordo com o INMET: Pará, Maranhão, Rondônia, Piauí, Bahia, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná estão na área de alto risco. Ainda segundo o Instituto de Meteorologia, as regiões que enfrentam as ondas de calor devem registrar chuvas intensas, incluindo granizo.
Ao contrário do que muitos pensam, não é raro uma tempestade vir acompanhada de granizo e ventos fortes depois de um dia muito quente, devido à formação de uma nuvem chamada cumulonimbus. O granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão as cumulonimbus. Essas nuvens são conhecidas pelos meteorologistas como "nuvens frias", pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero grau, permitindo, portanto, a formação do granizo, para a alegria de quem está lutando contra o termômetro.
"Rapaz como é que pode, dentro do garimpo é a primeira vez. Vou desligar a máquina de gelo agora."