As imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os caminhões retirando o gado de outra localidade em que foi identificada a criação ilegal de gado. A propriedade, segundo o Ibama, fica na Terra Indígena Ituna Itatá, em Senador José Pofírio, sudoeste do Pará, local em que foi deflagrada a Operação "Ehara Tapiro".
A ação deu início na TI Ituna Itatá, por ser considerada, uma das Terras Indígenas mais desmatadas do Brasil. Nesta fase, a área onde foi encontrado o gado possui mais de 142 mil hectares. Com a retirada dos animais, o Ibama acredita que facilitará a regeneração da vegetação.
Além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a operação conta com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional (FN) e Polícia Federal (PF).
Até o momento mais de 1730 animais foram retirados do local. O gado foi doado para a Adepará. Os agentes estão cumprindo uma decisão judicial. A área possui acesso restrito conforme a Portaria nº 529, de 21 de junho de 2022. O Ibama continuará com a operação sem prazo para terminar.
Mín. 22° Máx. 39°