Pela primeira vez várias mulheres percorreram o rio Xingu para fazer o que mais amam, pescar! A 1ª Expedição Pescadoras do Xingu trouxe ainda o espaço para falar sobre a prevenção contra o câncer de mama precocemente. Entre as participantes estava Ediléia, ela conta que a saúde sempre está em primeiro lugar.
"A temática do outubro rosa voltada para a conscientização e prevenção contra o câncer, a consulta de rotina, eu tive uma experiência há um ano, e o que me salvou foi um exame preventivo da saúde da mulher, então precisamos estar atentos, e um evento desses é de extrema importância para levar conscientização para outras mulheres", conta Ediléia Oliveira.
A expedição organizada por Amanda, Jéssika, Ivanir, Lorena, Thaisa e Siana, teve como objetivo incentivar e estimular a prática da pescaria esportiva entre as mulheres, por ser um esporte, predominantemente praticado por homens. O encontro reuniu mulheres de diferentes idades no meio do rio Xingu para fomentar ainda mais a presença delas na modalidade. Além de alertar sobre a importância de cuidados com a saúde feminina.
Como era pesca esportiva, as pescadoras pegavam o tucunaré e peixe-sabão, em seguida, como mandam as regras, depois do clique, os peixes eram devolvidos ao rio. Gerliane aprovou a iniciativa da Cia da Pesca e Amigos.
"A gente navegou por partes do rio que eu ainda não conhecia, essa parte foi bem gratificante, o rio está um pouco seco, o que dificultou a pescaria, mas conseguimos alguns exemplares, e além dos tucunarés que era o grande objetivo, a gente conseguiu pegar os jacundás, o famoso sabão", afirma Gerliane Loewecke.
Além dessa confraternização entre as pescadoras, uma enfermeira também esteve durante o evento explicando para as participantes como funcionam os métodos de prevenção contra o câncer de mama em uma roda de conversa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Ao final da programação, houve a premiação para a pescadora que pegou o maior exemplar durante a expedição e também a que fisgou mais peixes-sabão. O regulamento deixava claro que a participante tinha que filmar fazendo a medição, e também o momento da soltura dos exemplares. O que não faltou foi comemoração nos três dias de evento.
Mín. 22° Máx. 40°