Uma pesquisa recente realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) trouxe à luz uma preocupante realidade financeira entre os jovens da geração Z, composta por jovens com idades entre 18 e 24 anos. Segundo o estudo, quase metade (47%) dos representantes dessa faixa etária enfrentam dificuldades consideráveis no controle das finanças pessoais.
A pesquisa também revelou que a tarefa de poupar dinheiro, mesmo quantias pequenas, é um desafio significativo para essa geração. Esses resultados levantam questões sobre a necessidade de educação financeira e orientação para os jovens, a fim de ajudá-los a administrar suas finanças de forma mais eficaz e construir um futuro financeiro mais seguro.
"Com o avanço da comunicação e principalmente com as redes sociais, as pessoas estão cada vez mais mostrando as suas vidas. É muito legal você ir numa rede social de uma pessoa e ver que ela viaja, tem o carro do ano, sai para jantar nos melhores lugares e claro, todo mundo quer essa vida", analisa Elcio Cardoso.
"Só que infelizmente a maioria das pessoas também não expõe todos os desafios que é chegar nessa vida. O jovem de hoje em dia quer tudo para ontem e esse imediatismo está diretamente ligado a essas decisões"
No entanto, é importante notar que essas dificuldades não são exclusivas da geração Z. Estudos científicos anteriores identificaram uma tendência do cérebro humano em dar preferência a recompensas imediatas em detrimento de benefícios futuros, especialmente entre os mais jovens. Outro motivo, segundo o analista, é sobre a desinteresse em buscar o ensino superior.
"Hoje em dia os jovens diminuíram muito a quantidade de jovens que querem ter acesso ao ensino superior, isso acontece porque justamente porque 4 anos, 5, ou até seis anos, no caso de medicina, é muito tempo para ele ficar estudando.", destaca o analista financeiro.
A pesquisa revelou ainda que 87% dos jovens tem problemas com cartão de crédito. Isso ocorre devido à escolha pelo pagamento do valor mínimo do boleto ou porque estouraram o limite.
"Esse dado chega a arrepiar, isso mostra o quanto o jovem brasileiro não consegue olhar para o futuro. Para que você consiga evitar isso e para que você jovem entenda que o futuro é importante, tenho uma pergunta para ter fazer: Como você quer estar daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos?", reflete o analista.
"Essa pergunta não só faz você refletir de que forma você quer estar financeiramente, mas também de que forma as pessoas ao seu redor estarão te enxergando. Dez anos até parecem muito, mas eles vão passar independente do que você faça"
As dicas para não entrar nas estatísticas são: foque no seu financeiro, crie reservas e faça investimentos seguramente, além disso, tente não se endividar. O quadro "Educação Financeira em Foco" é uma parceria com Cardoso e Pereira, empresa de Contabilidade de Altamira, situada na Rua Coronel José Porfírio, em Altamira, sudoeste do Pará.