Sem água há quatro meses, moradores improvisam para conseguir encher um balde em Senador José Porfírio, região sudoeste do Pará. "Tá um sofrimento aqui em Senador a situação de água, aqui a crise é feia de água", afirma um morador do bairro Bela Vista.
Conforme os moradores, há quatro meses quem precisa tomar banho, beber água potável ou fazer as atividades domésticas precisa improvisar, e isso inclui ir até a praia para buscar água em baldes, ou esperar na fila por um pouco de água.
Em um flagrante é possível conferir a situação. Aos poucos os moradores vão chegando com os baldes e se aglomerando próximo à tubulação. Fraca, a água não tem força para chegar às casas e subir até a caixa d'água.
Com uma população de 22.576 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Senador José Porfírio fica às margens do rio Xingu, e possui um sistema municipal de saneamento.
A prefeitura é a responsável pela captação, tratamento e distribuição de água no município, mas, segundo os moradores, o serviço está apresentando problemas há mais de um ano. O Confirma Notícia aguarda um posicionamento do órgão.
"Como é que vive aí? Infelizmente não tem ninguém para olhar por nós. Olha a situação aqui, tudo seco, tudo seco, tudo seco. Roupa suja aqui para lavar, olha a torneira aqui(...) Como é que a pessoa vai poder ir num banheiro, vai lavar suas coisas, como é que a pessoa vai num banheiro para fazer suas necessidades? Não tem como."
Mín. 22° Máx. 39°