A Polícia Civil realizou uma operação no município de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará, na última sexta-feira (1). Duas madeireiras foram alvos da ação que tem o objetivo de combater o furto de energia.
Três transformadores foram apreendidos durante a operação. Somente os objetos totalizam uma potência de mais de 412Kva, o suficiente para abastecer 350 casas populares.
Durante a ação, dois proprietários foram presos em flagrante e devem responder pelo crime de furto de energia elétrica e comércio ilegal de madeiras.
A Polícia Civil, com apoio da Polícia Científica, conseguiram identificar o crime. Segundo as denúncias, os proprietários dos estabelecimentos já teriam sido notificados sobre as irregularidades no consumo de energia, mas não procuraram a regularização.
Furto de energia é crime, conforme o artigo 155, e pode gerar pena de um a quatro anos de reclusão. Já no artigo 46 de crimes ambientais, o comércio de madeira ilegal pode gerar uma pena de 6 meses a um ano de prisão e multa. Por meio de nota, a Equatorial Energia informou que em casos de furto de energia, denúncias podem ser feitas através do 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou presencialmente nas agências.