José do Socorro Cunha, mais conhecido como "Papagaio", é um atleta altamirense conhecido no cenário da natação local, abrangendo a região do Xingu. A trajetória do nadador é marcada por uma série de prêmios e medalhas conquistados em competições em Altamira, no sudoeste do Pará, e até fora do estado.
Ao sair de Altamira, passou 17 anos competindo em Manaus. E a paixão pela modalidade teve início em 1982, quando se consagrou campeão pela primeira vez, se mantendo invicto até a década de 90.
"De lá para cá continuamos viajando, depois que cheguei em Altamira fui para Manaus, Marabá, Santarém, vários lugares fui campeão. A natação para mim é uma terapia, depois de muitos anos, eu estou só brincando e procurando passar o que aprendi para essa juventude de hoje", afirma o atleta.
A jornada de Papagaio também inclui recordes, sendo duas vezes campeão da maior travessia de água doce do mundo na Ponta Negra, uma lembrança que ele guarda com carinho. No dia 24 de setembro, ele partirá para Fortaleza, onde será avaliado para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Enfrentando a paralisia infantil, o nadador não apenas competiu em categorias para pessoas com deficiência, mas também em competições abertas.
"Eu sendo avaliado vou passar a competir tanto no Brasil quanto fora do país, e queria dizer que todas às vezes que eu saio daqui, eu levo o nome de Altamira e dos altamirenses, mas se der tudo certo, também irei representar o Brasil", conta.
Após anos de dedicação às competições, uma avaliação médica em Belém revelou a necessidade de uma cirurgia. Os gastos com o procedimento são em torno de 6 mil reais. Amigos do atleta tiveram a ideia de organizar uma rifa, visando arrecadar os fundos necessários. São disponibilizados 300 números para venda, visando alcançar a meta até o dia 10 de setembro, data do sorteio.
"As pessoas não vão se apreender, pois os brindes são bem legais e às vezes nem é questão do brinde, mas da amizade, a solidariedade, como sou bastante conhecido, as pessoas falam muito, eu espero que essa rifa seja vendida para que dê tudo certo. Ela está custando apenas 15 reais.", afirma Papagaio.
Quem quiser contribuir pode entrar em contato através do número 93 99118-3240, em nome de José do Socorro Cunha. Seu apoio é essencial para essa causa.
Mín. 22° Máx. 40°