Uma história de determinação e paixão pelo futebol que começou muito cedo, essa é a Eduarda Pinto Mendonça, ou melhor, a "Dudinha", a altamirense foi convidada pelo clube de Futebol Grêmio de Porto Alegre, para fazer um teste na categoria de base do time.
Duda mora nessa casa no bairro Santa Benedita, que fica distante do centro de Altamira. Na parede da casa várias medalhas da artilheira, entre elas, campeã e melhor jogadora, na competição Taça Xingu.
"Isso é um sonho na nossa família, que não tem nenhum que jogava futebol, eu até jogava, mas era pouco", afirma o pai, Deval Padilha Mendonça.
"Desde pequena ela pegava a bola e ficava treinando, aí a gente olhava e via que ela tinha talento para o futebol, às vezes a gente ia ao torneio e as meninas colocam ela para jogar"
A paixão pelo esporte começou quando ela tinha apenas 5 anos, Duda já admirava as grandes jogadoras de futebol, pela televisão, mas a fonte de inspiração é a jogadora Marta.
Hoje, com 16 anos, a atleta segue em busca do seu próprio caminho. O Grêmio, clube pela qual ela foi convidada, já tem mais de 119 anos de história no futebol, agora a torcida é que ela consiga a escalação especial.
"É um passo para o sucesso? Qualquer coisa que a gente faz é uma passo a mais, para a vida da gente. Eu tô me preparando bastante, nos meus treinos, e a esse sonho", conta Eduarda.
Apaixonada pelo esporte desde a infância, ela driblou todos os obstáculos com determinação, trilhando um caminho de aprendizado e crescimento em busca de seu sonho, é claro que ela teve o incentivo dos pais.
"Participo do projeto da DECA aqui em Altamira, ai meu treinador Paulo, ele sempre gostou muito do meu futebol. A Aline disse que viria um olheiro aqui em Altamira, ai ela me chamou para participar do teste. No primeiro teste ele me chamou atenção, mas depois deu certo", conta a jovem atleta.
Mas como a vida não é só jogada, ela agora precisa de recurso financeiro para arcar com as despesas até a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, antes do dia 19 de setembro. A família, está vendendo uma rifa para ajudar também com as despesas fora do estado.
"O custo da viagem está avaliado em cerca de sete mil reais. De família simples, mãe, dona de casa, eles precisam conseguir o recurso, o mais rápido possível. O Pix para doação de qualquer quantia pode ser feito para o CPF 016.534.482-29 o nome que deve aparecer é o da mãe dela, Jaiane Carlos Pinto.", explica Duda.
Mín. 22° Máx. 40°