A Fazenda Colatina fica em Altamira, região sudoeste do Pará. A propriedade começou os investimentos com gado pura origem em 2017 com foco no melhoramento genético. Bruno Storch é cirurgião dentista mas também tem outra paixão: a pecuária. O segundo dia de campo trouxe o convite para a Alta Produtividade planejando a próxima safra. O Momento Agro é um oferecimento do Auto Posto Maverick - Sempre perto de você.
"A intenção desse evento foi mostrar um pouco do trabalho que a gente vem fazendo aqui na fazenda juntamente com os parceiros. Atualmente estamos passando por um momento muito difícil da pecuária, mas a gente não pode parar com os investimentos, e o que nós devemos fazer hoje é que vamos colher daqui a dois anos, quando o ciclo da pecuária ele investe.", conta o pecuarista.
A Associação Brasileira de Inseminação Artificial informou que no país a venda de material genético refinado cresceu em 21% em 2022, número que interferiu também nas vendas para outros países com registro de 53% no mesmo período. Acompanhar a tecnologia é ter olhar de empreendedor, é o que sustenta o seu Valdecyr Berlique da Fazenda Sayonara que trabalha com método de fecundação in vitro.
"Nós, produtores rurais, temos que procurar melhorar o padrão do nosso gado. As coisas estão apertando e se você não acompanhar o crescimento, o desenvolvimento você vai ficando para trás e corre o risco de sair do mercado.", afirma o produtor rural.
Na programação, uma palestra que trouxe como tema: o desafio da pecuária na atualidade: melhoramento genético e nutrição animal que caminham de mãos dadas. Especialistas como médicos veterinários e zootecnistas alertam que além de investimentos na reprodução, o criador precisa também focar no manejo nutricional do rebanho.
"A pecuária de sucesso é isso, a gente ter um pouco mais de paciência, investimento, não é gasto. Em nutrição, em dose de semen, em manejo de pasto", pontua o zootecnista Adriano Crozara.
Só em 2022, foram cerca de 2,8 milhões de toneladas de carne brasileira despachadas para o mercado internacional. Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) destacou que a nutrição bovina corresponde a mais da metade do investimento do pecuarista durante o processo de produção.
"Hoje a nutrição é o maior custo de uma fazenda, então se você errar na nutrição, perdeu todo caminho. A escolha é necessária de acordo com a categoria, com a qualidade do animal, da pastagem você faz uma suplementação adequada com menor custo.", explica José Alcântara, médico veterinário.
O Pará é o segundo estado do Brasil que mais cria gado. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária são mais de 26 milhões de cabeças. Só fica atrás do Mato Grosso. Para o Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (SIRALTA) todo o conhecimento compartilhado colabora com a expansão da pecuária na região que concentra mais de dois milhões de bovinos.
"Acho que essa iniciativa é de extrema importância para reunir o pequeno, o médio é o grande produtor. E assim a gente tem essa troca de informações, às vezes o produtor nem sabe o que o seu vizinho está fazendo e é nesses momentos que se conhecem e trocam informações.", disse Maria Augusta, presidente do Siralta.
Mín. 22° Máx. 39°