Viviane Sperotto é uma das idealizadoras da Expo Amigos do Campo. O evento marcado para os dias 01 e 02 de julho, é porta de entrada para expositores que queiram mostrar tecnologia no setor do agro. Mais de 30 empresas irão participar com estandes e mais de 120 apoiam a iniciativa. O Momento Agro é um oferecimento do Auto Posto Maverick - Sempre perto de você.
"Reforçando que a nossa festa é uma exposição do agronegócio. Ela é durante o dia, vem os fornecedores, tem palestras, tem treinamento, não é só um momento de vendas. É quando o produtor pode tirar dúvidas, participar de rodas de conversas.", afirma a empresária.
Pelo segundo ano consecutivo, a exposição será realizada na Fazenda Crystal, às margens do rio Xingu. No travessão da 15, área rural de Brasil Novo, sudoeste do Pará. A área integra turismo e atividades agrícolas, a Vale do Xingu já mostrou que o destino é muito procurado por turistas que gostam da vida tranquila da roça e de pesca esportiva. A escolha foi proposital para que os próprios moradores da região também façam a visitação e troquem experiências.
"A Fazenda Crystal, que é do grupo Amigos do Campo, está de portas abertas para receber qualquer público. É produtor, prestador de serviço, comunidades, o empresário."
O evento também traz espaço para as mulheres que são empreendedoras rurais. Aquelas que administram fazendas ou querem agregar conhecimento para atuação no campo. No ano passado, o Ministério da Agricultura por meio de um estudo feito em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que mulherada administra mais de 30 milhões de hectares aqui no Brasil.
"Esse ano teremos três palestrantes, uma vem de São Paulo, temos aqui da região também. No final a gente termina com um toque bem feminino com uma terapeuta de Brasil Novo. Nós reconhecemos, mas também profissionalizamos a mulher do agro.", conta Viviane Sperotto.
Todo dinheiro arrecadado será destinado para o programa Sarah Maria que leva o nome da filha mais velha do casal de empreendedores. A menina foi diagnosticada com uma rara alteração genética em um dos cromossomos o que despertou nos pais o desejo de desenvolver um projeto social. A família decidiu fazer da própria experiência, incentivo para garantir atendimento de qualidade para as crianças moradoras da região com algum tipo de deficiência.
"Estamos nessa missão que é construir e manter esse projeto que via ficar em torno de cinco milhões. O pecuarista gosta muita de ajudar, todos, na verdade, acabam ajudando. E conversando com alguns amigos, eles deram incentivo para gente iniciar.", explica Pablo Medeiros.
Uma clínica já funciona no município e faz pelo menos 300 atendimentos mensais de forma gratuita, mas a ideia é construir um hospital.
"Muitas crianças da Transamazônica não conseguem atendimento e nem são atendidas como deveriam. Então quando isso doí na gente, começamos a se mexer, decidimos plantar essa semente que ficará para atender a região inteira.", finaliza Viviane Sperotto.
Mín. 22° Máx. 39°