Descontração, esse foi o clima que tomou conta do público durante a série de palestras promovidas pela Polícia Civil, em Rurópolis, para mulheres da comunidade, na última quinta-feira (09), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Promovido pelos delegados Ariosnaldo Vital Filho e Dawis Alves, o ciclo de palestras tinha como objetivo atrair a atenção das mulheres na cidade e no campo para o tema: combate à violência doméstica. De forma lúdica, as falas foram direcionadas para a realidade local, e com apoio de assistentes sociais do município, a polícia visou mostrar às mulheres o quanto é importante denunciar para as vítimas possam receber acolhimento, e os agressores serem responsabilizados.
As ações foram realizadas durante todo o dia, e após os policiais conversarem com as mulheres foi a vez das crianças e dos adolescentes tirarem dúvidas sobre o trabalho da polícia no combate à violência. Eles puderam ouvir instruções de como identificar abusos praticados dentro e fora de casa, e onde denunciar, durante uma palestra na escola municipal Governador Eurico Valle.
Atualmente as denúncias de abusos e violência contra crianças, adolescentes e mulheres podem ser feitas pelo disque 100, 180, e 181 além do número de emergência da Polícia Militar, o 190.
Durante à noite o ciclo de palestras continuou, dessa vez no sindicato dos trabalhadores da educação pública do Pará, onde professores, trabalhadores da educação e sociedade civil organizada participaram da roda de conversa. Um dia de conscientização sobre os direitos e o papel do Estado na luta pela segurança das mulheres.