O ano de 2023 já começou com os brasileiros tendo que lidar com as Fake News. Por meio de um aplicativo de mensagens um altamirense questiona "será verdade?".
A dúvida surgiu após um áudio antigo voltar a circular em grupos de mensagens, onde uma pessoa que parece ser um locutor de rádio, afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o cancelamento das CNHs em todo o país de motoristas que não estejam com o IPVA em dias.
"Supremo Tribunal Federal autoriza cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação em caso de IPVA atrasado. É mano, já é a partir de hoje, quem tiver... cê tá com o IPVA atrasado aí mano? Tá com o seu nome cadastrado no SPC ou no Serasa? A medida já foi aprovada e tem como objetivo diminuir o número de inadimplentes e veículos irregulares no País. [sic]", afirma a pessoa no áudio.
A mensagem mentirosa começou a circular no país ainda em 2018, e rapidamente foi desmentida por site de checagem e pelo próprio STF, que nos últimos anos se tornou principal alvo de publicações falsas no país.
De acordo com a legislação brasileira: o IPVA é um imposto estadual e diz respeito ao veículo, e sua cobrança está ligada diretamente às políticas de cada estado e do Distrito Federal. Com relação a CNH, que é um documento pessoal e intransferível, a legislação que regulamenta a sua emissão e circulação em todo o território nacional é federal, cabendo aos estados apenas a cobrança em caso de ausência do documento junto ao motorista, ou estando a CNH vencida.
O áudio foi checado, mas a pessoa responsável pela produção da Fake News nunca foi identificada. O Detran esclarece que informações relacionadas à cobrança do IPVA e a regularização da CNH, são informadas no site da instituição e pelos veículos de comunicação. Mensagens automáticas não são enviadas pelo departamento de trânsito para as caixas de mensagens dos cidadãos, em hipótese alguma.
Sites de checagem em todo o país têm se unido para combater notícias falsas, e contam com o apoio da população para diminuir a propagação. Para se proteger contra Fake News, verifique sempre as informações recebidas e certifique-se da veracidade da notícia antes de compartilhar. Na dúvida, não compartilhe.