Os filhotes foram encontrados assim: trancados em uma caixa de papelão enrolada em um saco plástico preto, em um ambiente sujo, com pouca ventilação e sem comida.
Os filhos estavam debilitados quando foram encontrados pelos policiais, sendo transportados em um táxi, por um passageiro que alegou estar indo de Santarém para Belterra. Após ser flagrado com os três filhotes de periquito, ele foi detido e os animais resgatados.
A ação foi registrada pela Polícia Rodoviária no último dia 14 de dezembro. Os animais supostamente pertenciam ao passageiro e estavam sendo levados no porta-malas, onde as altas temperaturas poderiam resultar na morte dos filhotes. Resgatadas, as aves foram destinadas para uma área segura, onde deverão passar por um período de adaptação e posteriormente devolvidas à natureza.
O homem que se apresentou como dono dos animais contou aos policiais que costuma caçar na região da Serra Azul, em Monte Alegre, onde trabalha como operador de motosserra e tem fácil acesso à floresta. Ainda segundo ele, após capturar os filhotes, ele os leva para sua residência em Belterra.
Apesar de atuar como caçador, o homem não possui registro nos órgãos ambientais que permitam essa atuação. Ainda segundo a PRF, os animais que recebem essa licença para serem criados em cativeiro possuem manilhas de identificação, o que não era o caso dos filhotes encontrados no veículo. Autuado em flagrante, o homem assinou um termo circunstanciado de ocorrência, se comprometendo a comparecer em juízo quando solicitado.
Mín. 22° Máx. 40°