Vídeos feitos por motoristas que aguardavam a travessia da Balsa, mostram o micro-ônibus tombado, bem perto da margem do rio. O acidente aconteceu por volta das 20h30 de sexta-feira (16), quando o micro-ônibus que transportava 3 pessoas, teria perdido os freios e desceu a ladeira. Sem ter como segurar o veículo e impedir que ele fosse parar dentro d'água, o motorista teria jogado o veículo contra um poste de iluminação.
A manobra arriscada acabou salvando a vida de todos, o motorista transportava sua família e seguia para Altamira quando o acidente aconteceu. Mas segundo a PRF, ninguém se feriu. O motorista conseguiu evitar que o micro-ônibus caísse na água e fosse arrastado pela forte correnteza.
O veículo permaneceu no local após o acidente. Pela manhã era possível ver como a lataria ficou após o micro-ônibus tombar. O para-brisas ficou destruído e parte das ferragens na frente do veículo ficaram retorcidas. Algumas janelas chegaram a quebrar. Apesar de muito arriscada, a manobra feita pelo motorista evitou que o veículo caísse no ponto mais profundo do rio Xingu em toda a região, com aproximadamente 90 metros.