Domingo, 27 de Abril de 2025
22°C 27°C
Altamira, PA
Publicidade

Banhista que morreu afogado em Vitória do Xingu era morador de rua

Acidente aconteceu em praia distante da orla da cidade

Por: Jornalismo Fonte: Por Karina Pinto
12/12/2022 às 11h24
Banhista que morreu afogado em Vitória do Xingu era morador de rua
Edgar foi vítima de afogamento em Vitória do Xingu - Foto: Reprodução

Um banhista que morreu afogado durante banho no rio Xingu, neste domingo (11), em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará, foi identificado por Edgar de Lima Barbosa de 56 anos.

A vítima estava em uma praia distante da orla da cidade, onde outros moradores da região também estavam tomando banho. Com visíveis sinais de embriaguez, ele teria entrado na água e começado a se debater antes de afundar. Quem estava no local pediu socorro ao grupo que participava da competição de Jet-ski.

Imagens feitas por banhistas, e que circularam nas redes sociais, mostram três pessoas se revezando na tentativa de reanimar a vítima, que havia se afogado ao mergulhar no rio Xingu. Os três fazem massagem cardíaca, e checam os sinais vitais.

Uma das mulheres ainda faz respiração boca a boca, mas a vítima não reage. Após alguns minutos, um casal chega às pressas, a mulher é Elsa Dalla´qua, membro da Defesa Civil em Vitória do Xingu, e o homem, um médico que participava de um evento de Jet-ski.

Após alguns minutos de massagem cardiopulmonar, o grupo resgatou a vítima e o levou até a praia para que pudesse ser encaminhado para o hospital. Após chegar à praia, a vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o hospital.

Edgar recebeu atendimento na unidade de saúde, mas não resistiu. Ele havia sido resgatado pela Assistência Social do município, e encaminhado para um projeto de desintoxicação e aconselhamento, mas após alguns dias internado, ele pediu para deixar o local.

Continua após a publicidade
Anúncio
Registro da vítima recendo os primeiros socorros ainda na praia - Foto: Reprodução
Registro da vítima recendo os primeiros socorros ainda na praia - Foto: Reprodução

 

Nós conversamos com o grupo que o recepcionou no Projeto Resgatando Vidas, e confirmamos que a vítima do afogamento era dependente químico e há anos vivia em situação de rua consumindo álcool. Nesses casos, a internação é voluntária, e por não haver uma determinação da Justiça, ele não aceitou o tratamento e foi embora.

Nas ruas, Edgar voltou a consumir álcool, e de acordo com o grupo que fez o resgate na praia, o estado em que ele se encontrava pode ter sido determinante para o afogamento. Segundo a assessoria de comunicação de Vitória do Xingu, assim que a Defesa Civil foi informada da situação, um grupo foi até o local realizar o atendimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.